terça-feira, 29 de outubro de 2013

E. M. Floriano Peixoto participa do Atletismo nos Jogos Estudantis 2013

Na quinta-feira, dia 24 de outubro, e no sábado dia 26 de outubro, alunos da Escola Floriano Peixoto participaram das competições de Atletismo dos Jogos Estudantis 2013. Foram duas categorias: Pré-mirim (nascidos em 2004 e 2005) e Mirim (nascidos em 2002 e 2003) que competiram nas modalidades de Corrida de 50m., Salto em Distância, Lançamento de Pelota e revezamento 4x50m, masculino e feminino.
A Competição foi realizada na Vila Olímpica de Mato Alto, Jacarepaguá.


Nosso aluno Erick Nobrega, da turma 1402 foi o grande destaque da escola na competição, ao conquistar a medalha de prata no Lançamento de Pelota, categoria Pré-mirim.
Além da participação nas provas, a amizade foi outra conquista de nossos alunos, que compartilharam o ônibus com a Escola Edmundo Bittencourt e acabaram fazendo novas amizades.

Parabéns alunos que representaram a E.M. Floriano Peixoto brilhantemente.


Vejam o Álbum de Fotos da competição de Atletismo




https://plus.google.com/photos/109628758584737439089/albums/5940118545046069681#photos/109628758584737439089/albums/5940118545046069681

sábado, 26 de outubro de 2013

Aluna da Floriano Peixoto é premiada no Concurso de Cartazes "Rio sem carro".

Premiação do Concurso de Cartazes "Rio sem carro", na SME em 25 de outubro de 2013.


A aluna Francielly Cassiane Lima, da turma 1502 (Professora Alice), foi premiada com uma bicicleta e um certificado, juntamente com outros 3 alunos do município vencedores do concurso "Rio sem carro". O desenho dela foi muito elogiado por todos os presentes e, ao ser questionada sobre o desenho e a importância do concurso em si, sua fala deixou a todos emocionados e surpresos. Estiveram presentes, além da aluna, sua mãe Ana Cristina, sua madrinha e a professora de Artes Plásticas Tatiana Sirimarco Kovags, que promoveu a participação dos alunos da Floriano Peixoto no concurso, em sua aula de Artes Plásticas.


Parabéns Francielly pelo seu talento!










sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Primavera dos Livros 2013

A Primavera dos Livros aconteceu no período de 24 a 27 de outubro no Museu da República. 
A Primavera dos Livros é um evento da Liga Brasileira de Editores - Libre - que pelo local oferece um jardim histórico repleto de publicações, atividades culturais para todas as idades, lançamentos de autores e diversão.


Este ano, a Primavera dos Livros homenageou o poeta Vinicius de Moraes e o cronista Rubem Braga, celebrando o centenário de nascimento desses dois expoentes da Literatura Brasileira. Garrincha, "o anjo das pernas tortas" como foi chamado por Vinicius, também seria homenageado, pois se estivesse vivo, o craque da Seleção Brasileira estaria completando 80 anos.
 E como nos anos anteriores, o Encontro Anual dos Regentes da Sala de Leitura foi no primeiro dia do evento. Esse evento permite que os regentes das Salas de Leitura de todas as CREs se encontrem para confraternizar, trocar experiências e terem diversão cultural dentro do universo da leitura.


Leitura em seu sentido mais amplo, é apreciar um texto, atribuir sentido a ele, reler, comentar, comparar com outras leituras, ouvir o que dizem outras pessoas sobre o texto e ampliar seu olhar sobre o mesmo texto. Tarefa que faz parte do ambiente escolar e, mais especificamente, das professores regentes da Sala de Leitura.
Ainda no evento, no dia 25 de outubro, os professores assistiram ao espetáculo Estação Brincadeira: Rádio Maluca com a equipe do Zé Zuca, que proporcionou momentos divertidos e de grande interação com a plateia.


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Mãe Terra e a origem de nosso planeta

O SESC Tijuca trouxe uma peça de teatro para a Escola Floriano Peixoto, que apresentou a história da origem do nosso planeta. 


Com personagens-narradores, representando a Estátua do  Bellini - jogador que consagrou-se capitão da Seleção Brasileira em Copas do Mundo e que tem uma estátua em sua homenagem em uma das entradas do Maracanã - e Gaia que é a Deusa da Terra ou a Mãe Terra.  - que dá o nome da peça.


De uma forma interativa e musical, os personagens-narradores contam o nascimento de elementos da Mitologia que deram origem ao Planeta Terra e outros elementos conhecidos. 


Convidando os alunos da escola para representarem alguns desses elementos, como por exemplo: o fogo, o Sol, a Lua, os animais, as plantas, os outros planetas do Sistema Solar, a atividade proporcionou muita diversão e contribuiu para a aprendizagem das crianças através de uma significativa troca de papéis.



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Semana da Criança 2013

Chegou a semana mais esperada dos alunos da Escola Floriano Peixoto!
Durante a Semana da Criança, do dia 7 a 11 de outubro, tivemos muitas atividades em comemoração ao Dia das Crianças.


Na segunda, tivemos brinquedos no pátio da escola como pula-pula e piscina de bolinhas que fizeram a alegria dos alunos. Uma forma divertida e diferente do dia-a-dia que permite uma integração social entre todas as crianças da escola que aprendem como é importante interagir com o outro. 


Na terça, tivemos o cinema com pipoca, e no final um picolé. As salas de aula tiveram suas arrumações modificadas e transformadas para ficarem parecidas com salas de cinema.  No escurinho para assistir o filme, os alunos ganharam pipoca e guaraná, o que fez a alegria das crianças.


Na quarta, foi a vez do Show de Talentos 2013. Uma atividade idealizada pelos próprios alunos e que a cada ano só faz surpreender cada vez mais a todas as pessoas envolvidas nesta atividade. Os alunos cantam, dançam, apresentam coreografias atuais, declamam poesia, representam histórias como peça de teatro e mostram seus talentos para uma plateia que já se acostumou a ver verdadeiros artistas no evento. Nosso Show de Talentos mereceu uma matéria individual.


Vejam o Link: 

Show de Talentos 2013


Na quinta, tivemos o prazer de receber e assistir a peça de teatro "Canino, o dente fujão" da Cia Água na Boca, numa parceria com o SESC Tijuca, que divertiu e tornou nosso dia muito mais feliz. 


E, finalmente, na sexta, tivemos o lanche coletivo para todos os alunos da escola no pátio. Com a contribuição da comunidade escolar, sempre presente nas atividades escolares, as crianças tiveram um momento descontraído e gostoso onde a confraternização teve um sabor muito doce.


Parabéns à todas as crianças da nossa escola!!



terça-feira, 15 de outubro de 2013

Show de Talentos 2013

No dia 9 de outubro, dentro da programação da Semana da Criança da E.M. Floriano Peixoto, foi realizado o Show de Talentos 2013, uma atividade proposta pelos próprios alunos e que já está na 4ª edição.
Dança, Música, Teatro e Poesia são as ferramentas que os alunos usaram para mostrar seus talentos, perder a timidez e aprender com o corpo e a mente.
Neste ano, tivemos uma grande apresentação das turmas 1402 e 1502, organizada e ensaiada pela professora de inglês Sabrina com a colaboração da professora Alice, onde os alunos dançaram e cantaram a música Twist and Shout, dos Beattles, trabalhada nas aulas.
As turmas da Educação Infantil apresentaram esquetes de Contos Infantis, como Os 3 Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve e os 7 anões. Contos esses que fazem parte do Projeto da Escola. Uma atividade em parceria com a Sala de Leitura, da professora Ana Paula e as professoras da Educação Infantil: Lúcia, Lêda, Sandra, Mirtes e Maria Alice.
O cenário contou com quadros produzidos pelos alunos nas aulas de Artes Plásticas, da professora Tatiana,  e máscaras produzidas pelos alunos nas aulas de Artes Cênicas, do professor Lucas.




A cada ano o Show de Talentos ganha mais força e alegria, se tornando uma das mais importantes atividades da escola.
Parabéns alunos, professores, funcionários e pais que colaboraram para o sucesso do Show de Talentos 2013.


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Teatro na escola na Semana da Criança

A Escola Floriano Peixoto assistiu a peça "Canino, o dente fujão" com a Cia Água na Boca, trazida pelo SESC-Tijuca.




Como sempre o espetáculo foi muito divertido para os alunos da escola, além de didático; aproveitando o teatro como uma manifestação artística que reforça e amplia os benefícios para a formação da criança no processo de aprendizagem.



O uso do teatro para ensinar crianças é uma ferramenta eficaz para a educação em saúde. Tratar de alguns temas torna-se mais fácil se encenados e representados por histórias que satisfaçam a realidade dos alunos em processo de aprendizagem.
Sendo assim, a peça trabalhava a importância da higiene bucal, encenando a história de um menino que não gostava de escovar os dentes após as refeições. Esse mau hábito fez com que um dos seus dentes ficasse com cárie. Os dentes saíram da boca e tornaram-se personagens participantes que tentavam convencer o menino Norberto a escovar os dentes e tratar da sua saúde.



O menino Norberto era o personagem de Rudson Batista; o Canino, de Marcione Pará; o Molar, de Talita Bildeman; o Incisivo, de Desirée Raian e o vilão que representava a Cárie, Almeida.



O teatro por ser uma atividade que necessita da participação das crianças nunca é a mesma, o improviso e a alegria estão presentes durante toda a apresentação. Em troca do aprendizado, as crianças deram muitos risos e aplausos para os artistas.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Planetário Móvel leva alunos da Floriano Peixoto ao céu.



A Escola Floriano Peixoto recebeu uma equipe, através do SESC Tijuca, que trouxe um Planetário Móvel montado na sala de aula  e onde os alunos puderam assistir a uma exibição sobre os elementos que constituem o céu. Todas as turmas da escola tiveram a oportunidade de conhecer de perto o nosso céu.



O nosso Planeta Terra e o próprio homem estão no espaço.
O céu é tudo, é todo o espaço e tudo o que há nele. É o Universo, também chamado de Cosmos, é o Sol, a Terra, a Lua, os planetas, as estrelas. Esses são os objetos de estudo da mais antiga das Ciências Exatas: a Astronomia, uma ciência de grande destaque e que se dedica à observação do céu.



Primeiro é muito importante observar o céu a olho nu e reconhecer nele todos esses elementos. Não tenha pressa porque as primeiras observações são fundamentais. Depois, é preciso estudar sobre todos esses assuntos e estabelecer relações entre eles de forma a responder as questões que acompanham a evolução do homem.



No final da apresentação, as crianças ganharam uma folha com uma constelação e uma cartela de estrelas autocolantes e que brilham no escuro. Ficaram encantadas com o brilho das estrelas...

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Música e alimentação, maneira divertida de aprender.


O Musical "Histórias de muitas bocas" fez uma apresentação na Escola Floriano Peixoto, ensinando a importância dos alimentos e de uma alimentação saudável. 
A história era sobre uma garotinha que não gostava de comer, só gostava de jogar um game chamado Super James, de um super-herói, que para passar de fase só comia hamburguer. Sua mãe muito preocupada com a má alimentação da fílha, procurou o Doutor Sabe Tudo, que percebeu que para a garotinha comer ele precisava mudar os hábitos alimentares do Super James, e assim a peça transcorreu. Dr. Sabe Tudo mostrou ao Super James que com o tempo e essa alimentação de hamburguer ele ia ficar cada vez mais fraco e o game ultrapassado. Então Super James muda sua alimentação, baseado na Pirâmide Alimentar, volta a ficar Super-poderoso e ensina a garotinha a se alimentar direito.


Ao final os personagens pegaram seu cesto de frutas e distribuíram na platéia. As crianças puderam experimentar frutas diferentes e muito saborosas, como: goiaba, uva, laranja, carambola, manga, banana e muito mais.


Uma contação de história diferente.

Uma contação de história diferente na Escola Floriano Peixoto deu origem a uma atividade especial.
Durante séculos, a arte de contar histórias foi cultivada por diversas comunidades ao redor do mundo, e ainda hoje as histórias nos fascinam através dos contos, fábulas, lendas e causos de todos os povos. 



Cada cultura desenvolveu um jeito diferente de contar suas histórias de viagens, recheadas de personagens instigantes que povoam nosso imaginário e nos dão asas para voar pelo mundo, e exercem grande influência na literatura. 
O contar e ouvir histórias remete a essa prática histórica da oralidade, proporcionando aos ouvintes uma oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário e completar experiências. Na formação de uma criança, ouvir histórias é o início da aprendizagem e um estímulo para ser leitor. E ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo. 
O contador trabalha a linguagem oral abrindo caminhos para que aprendamos a falar, escrever, ler e pensar melhor.  

Os alunos assistiram bem atentos a história e a música cantada, acompanhada pelo violão, e participaram ativamente com muita animação. 
São atividades como essa que transformam a aprendizagem do aluno e garantem a diversão das crianças.  

Cultura e diversão no Museu Conde de Linhares

Os alunos do 2º ano da Escola Floriano Peixoto foram convidados a passar uma manhã no Museu Militar Conde de Linhares, onde foram recebidos pelos responsáveis para realizarem um tour cultural, brincarem no pátio do quartel, confraternizarem e fazerem um lanche gostoso ao final.
O Museu Militar Conde de Linhares é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério do Exército e que tem como missão a preservação, a salvaguarda e a disseminação da História do Exército Brasileiro.
Esse objetivo é realizado, em parte, por meio de um circuito na exposição dividida em cinco segmentos no próprio museu em que o soldado que acompanha o grupo de alunos vai narrando a história da formação, da consolidação e da modernização do Exército do nosso Brasil.


No circuito que nossos alunos acompanharam pelo museu pode ser observado um acervo bem diversificado que documenta a evolução do armamento, meios de transportes, equipamentos de comunicação, instrumentos de saúde e a vestimenta militar usada pelas tropas brasileiras nos campos de batalha.


Os alunos da escola observaram tudo isso através de objetos em exposição, retratos, veículos, medalhas e painéis explicativos ao longo do caminho percorrido.
Depois desse aprendizado, puderam brincar livres pelo pátio uns com os outros. Crianças que brincam em espaços exteriores tornam-se crianças mais felizes, criativas e saudáveis. 


Esse tipo de atividade também permite que resolvam os seus problemas, treinando competências para a vida adulta. Nos espaços ao ar livre, os conflitos entre as crianças tendem a ser em menor número e mais simples de serem resolvidos.
Foi um dia diferente e divertido para os nossos alunos!