segunda-feira, 3 de junho de 2013

Vamos brincar, que brincar é coisa séria!

O dia 28 de maio, foi comemorado o Dia Internacional do Brincar



O brincar é, por excelência, o canal de interação da criança com o mundo. Além disso, é atividade indispensável para a aprendizagem e para o desenvolvimento, sendo começo de novas experiências e descobertas pelas crianças.

Pensando no importante lugar que o brincar deve ocupar no dia-a-dia de nossas crianças, a Gerência de Educação Infantil (GEI/SME) fez a proposta que no dia 28 de maio, as instituições de Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro, intensificassem ações que dessem visibilidade ao universo lúdico e ao brinquedo, além de promoverem, junto às famílias, a reflexão sobre este importante tema.


Essa proposta tem como objetivos que pais, professores e comunidade escolar:

  • Reconheçam o brincar como a linguagem própria da criança;
  • Valorizem o brincar como ação essencial para o desenvolvimento da criança;
  • Ampliem a ação do brincar para os espaços familiares e extra-escolares;
  • Fortaleçam os vínculos familiares através do brinquedo/brincadeira.

A Escola Floriano convidou as famílias para momentos de brincadeiras com os pequenos no pátio e incentivou as famílias a brincarem com suas crianças no ambiente escolar; tendo em vista que o brincar é um eixo fundamental no trabalho da Educação Infantil.

Através do “Dia do Brincar” poderemos ampliar essa interação para além dos muros da Educação Infantil, juntando adultos e crianças num grande ciclo de alegria e motivação!




Sob o olhar de um educador atencioso, as brincadeiras infantis revelam um conteúdo riquíssimo, que pode ser usado para estimular o aprendizado. Gilles Brougère, filósofo francês, um dos maiores especialistas em brinquedos e jogos na atualidade disse:

"A brincadeira não é inata. Mesmo que tenha elementos naturais, ela sempre é o resultado de uma construção social. É algo que se aprende e se estrutura desde cedo."
 




De acordo com Jean Piaget o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento, nem como simples registro de percepções e informações. O conhecimento é conseqüência das ações e das interações do sujeito com o objeto de conhecimento, seja do mundo físico ou da cultura. É uma construção que vai sendo elaborada desde a infância, que se classificam em fases e que são necessárias para o desenvolvimento e aprendizado da criança.

Formulou sua teoria através de seus estudos e percebeu que o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que, substituem uma ás outras através de estágios. Isto significa que a lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica adulta.

Para a criança a brincadeira é uma forma de exercitar a sua imaginação, se relacionando de acordo com seu interesse e suas necessidades junto a realidade de um mundo que pouco conhecem. Através da brincadeiras a criança reflete, organiza, constrói, destrói, e reconstrói seu universo.









Ao final, os responsáveis foram divididos em grupos e leram historinhas infantis para as crianças, mostrando que ler para seus filhos também pode ser uma ótima brincadeira, além de estimular o aprendizado.
Foi difícil saber quem se divertiu mais no final da atividade, crianças ou responsáveis.






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