Você sabia que 2009 é o ano da Astronomia?
O que é Astronomia?
É a ciência que trata da posição, movimento e evolução dos astros.
VIAJANDO PELO SISTEMA SOLAR – SOL
No início da sua existência, o sol era muito mais escuro do que é hoje, e nesta época a terra ainda estava congelada. A quantidade e a qualidade da luz vinda do Sol desde está época, tem variado ao longo do tempo. Ainda hoje estas variações nos afetam de várias maneiras, em particular no nosso clima. Isto independentemente da destruição que o homem tem provocado ao longo dos séculos, na superfície do nosso Planeta.
Parte da energia vinda do sol é a responsável pelo aquecimento de toda a nossa Atmosfera, criando uma série de fenômenos, que fazem parte do nosso dia a dia. O Movimento das correntes marítimas nos oceanos, o ciclo das águas, do ar, etc. O aquecimento do ar prova o movimento de grandes massas de ar, gerando desde uma brisa até furacões. As correntes marítimas, onde grandes quantidades de água fria ou quente dos oceanos se deslocam por grandes regiões do nosso planeta. Estes e muitos outros fenômenos não seriam possíveis sem está Estrela.
A repetição das estações do ano, as fases da lua, o dia e a noite, são algumas das inúmeras conseqüências. Como um sinal da influência do sol no nosso planeta.
Jessica Moura - Turma: 1502
Os planetas do sistema solar
Os planetas rochosos e os planetas gasosos
Mercúrio, Venus, Terra e Marte são planetas sólidos, formados principalmente por rochas e, por isso,são chamados de planetas rochosos. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são muito maiores que os planetas rochosos. São formados principalmente por gases e, por isso, são chamados de planetas gasosos.
Heloisa Freitas de Almeida – Tuma 1502 – 10 anos
Mercúrio pode ser visto em certas épocas do ano como um ponto vermelho-amarelado no céu, no final da tarde e antes de o Sol nascer. Não tem nenhum satélite natural, sendo o segundo maior planeta do Sistema Solar.
A superfície de Mercúrio é repleta não há atmosfera nesse planeta e a sua superfície fica desprotegida atingida por diversos meteoritos vindos do espaços
Gisele Simões Vargas - 11 anos – Turma 1502
Planeta Vênus
Vênus tem um brilho intenso e pode ser facilmente visto da Terra, Antes do amanhecer ou ao anoitecer. O tamanho de Vênus é semelhante ao da Terra. Na atmosfera desse planeta, há uma grande de quantidade de gás carbônico; esse gás retém o calor do Sol, tanto que a temperatura média de Vênus é de 470ºC. Compare com a temperatura média anual na superfície da Terra, que é de cerca de 15°C.
Lucas Alves da Silva Cândido – Turma 1502 - 10 anos
Vênus:
Diz antiga fábula que um cego tateou a cauda de elefante e concluiu que era feito de corda , ao passo que outro tocou na tromba, anunciado que era uma serpente , enquanto um terceiro apalpava a pata e teimava que era semelhante a uma árvore. Os astrônomos tem experimentado dificuldade idêntica com Venus . Ninguém viu até hoje sua superfície envolta em volta de nuvens, por vários séculos, não houve elementos suficientes para seformar uma imagem. Galileu descobriu as fases do planeta em 1610, mais isso não deu indicação sobre sua aparência. Em 1761 foi deduzido a presença de atmosfera . Até recentemente não se sabia quase mais nada.
Bryan - Turma 1.502
A terra faz: A Rotação em 24 h, a Translação 365 dias, seu diâmetro é de 12.765 Km e sua temperatura max. 58°C e min de -88°C.
Lua
A Lua é um satélite que tem ¼ do diâmetro da terra e está apenas a 380 mil km de distância da terra .A superfície da lua é rica em alumínio e titânio e seu interior é rochoso. Há possibilidades de existir na lua, em pequeníssima quantidade, de uma atmosfera. A falta de água líquida e de atmosfera que forme ventos impede qualquer erosão, por isso a lua tem grande quantidade de crateras visíveis. Qualquer buraco formado na lua não desmancha pois não há erosão
Marte
Marte tem cerca da metade do diâmetro da terra.a sua superfície é composta de rochas e de areias e é coberta pelo mesmo material que forma a ferrugem, daí o fato de marte também ser conhecido como o "planeta vermelho".
Marte tem dois satélites naturais conhecidos: Fobos e Deimos.
Durante algum tempo, acreditou-se que havia vida em Marte. Os astrônomos não sabem ao certo se, em um passado distante, alguma forma de vida existiu no planeta. Até agora, não há registro de vida ali.
Planeta Júpiter
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Seu diâmetro é, cerca de 11 vezes maior que o da Terra. É formado por uma mistura de gases e apresenta finos anéis de poeira e gelo ao seu redor. Atualmente , são conhecidos 63 satélites naturais de Júpiter.
Júpiter tem uma Grande Mancha Vermelha, onde caberia o equivalente a 4 planetas da Terra. A Grande Mancha Vermelha é um intenso Furacão.
Saturno é conhecido por seus anéis brilhantes formados por poeira e blocos de rocha e gelo. É o segundo maior planeta do Sistema Solar, seu diâmetro é cerca de 10 vezes maior do que o da terra.
Caio Henrique - 11 anos - Turma1502
URANO
Urano e o terceiro maior planeta do sistema solar: Seu diâmetro é cerca de 4 vezes maior que o da terra.
Foi descoberto por meio da observação por telescópio, em 1781, por um astrônomo inglês chamado William Herschel. Urano é esverdeado e tem 28 satélites naturas conhecidos.
Planeta Netuno
Netuno: é o quarto maior planeta, em diâmetro, do Sistema Solar e o oitavo a partir do Sol. Na mitologia grega, Netuno (no Grego: Poseidon) era o Deus do mar. Ele pode ser visto com binóculos, se você souber exatamente para onde olhar.
Curiosidade: A composição de Netuno é semelhante a de Urano. Vários "Gelo"' e "Rochas". Nuvens estranhas Compostas de um pó fino e delas pingam gotas incrivelmente brilhantes. São diamantes despencando através da atmosfera do planeta Netuno. Em vez de oxigênio, ela contém gás metano que sob pressão altíssima pode sem transformar em diamante e Chover num dilúvio espetacular.
Nossa me apaixonei por Netuno.
ResponderExcluirÉ tão lindo que chega a ser romântico.
Cristina - Goiânia - GO