No dia 25 de abril, os alunos da turma 1501, da professora Mirtes, da Escola Floriano foram ao cinema na Comunidade da Mangueira em parceira com a UPP Mangueira/Tuiuti. Foi um passeio divertido que permitiu a algumas crianças que conhecessem pela primeira vez uma sala de exibição, mesmo que de forma improvisada. Além da linda vista na comunidade pacificada.
O Cinema como uma obra de arte possibilita muitas leituras, diferentes olhares e interpretações. As crianças e jovens estão muito envolvidos com a linguagem audiovisual. Assistir um filme pode ser um grande estímulo à escrita. E o entusiasmo do professor é a pedra de toque para que os alunos passem a olhar o cinema como uma experiência além do entretenimento.
O filme exibido foi "Eu e Meu Guarda-chuva". E conta a história de Eugênio um garoto de 11 anos que recentemente perdeu seu avô, que lhe deixou lindas lembranças e também seu guarda-chuva. Junto a esse acontecimento ele vai recomeçar as aulas em uma nova escola. Então, com seus amigos Frida e Cebola, resolvem visitar a nova escola e descobrem que o fantasma do Barão de Von Satffen maltrata as crianças. São muitas as aventuras desse trio de crianças que se juntam para vencer o medo.
A ONG Portal Tela Brasil através do Projeto Cine Tela Brasil - o cinema veio até você proporcionou uma experiência única para nossos alunos.
Cine Tela Brasil é a primeira sala de cinema do país que anda por diferentes lugares. Tudo começou em uma Saveiro equipada com projetor 16mm, em uma pequena tela, um gerador de pouca potência e 12 curtas-metragens. O Cine Mambembe foi criado em 1996, pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, com o objetivo de levar cinema para quem não tinha acesso às salas de exibição tradicionais. Vai de periferia em periferia, de cidade em cidade, levando cinema de graça para a população. Segundo o IBGE, 92% dos municípios brasileiros não tem nenhuma sala de cinema e nas cidades em que há cinema, o preço dos ingressos impede que a maior parte da população possa frequentá-lo. Nas sessões do Cine Tela Brasil, grande parte do público vê o cinema pela primeira vez.