sexta-feira, 26 de abril de 2013

UPP Mangueira/Tuiuti levam crianças da Floriano ao cinema


No dia 25 de abril, os alunos da turma 1501, da professora Mirtes, da Escola Floriano foram ao cinema na Comunidade da Mangueira em parceira com a UPP Mangueira/Tuiuti. Foi um passeio divertido que permitiu a algumas crianças que conhecessem pela primeira vez uma sala de exibição, mesmo que de forma improvisada. Além da linda vista na comunidade pacificada.  
O Cinema como uma obra de arte possibilita muitas leituras, diferentes olhares e interpretações. As crianças e jovens estão muito envolvidos com a linguagem audiovisual. Assistir um filme pode ser um grande estímulo à escrita. E o entusiasmo do professor é a pedra de toque para que os alunos passem a olhar o cinema como uma experiência além do entretenimento.

O filme exibido foi "Eu e Meu Guarda-chuva". E conta a história de Eugênio um garoto de 11 anos que recentemente perdeu seu avô, que lhe deixou lindas lembranças e também seu guarda-chuva. Junto a esse acontecimento ele vai recomeçar as aulas em uma nova escola. Então, com seus amigos Frida e Cebola, resolvem visitar a nova escola e descobrem que o fantasma do Barão de Von Satffen maltrata as crianças. São muitas as aventuras desse trio de crianças que se juntam para vencer o medo.


A ONG Portal Tela Brasil através do Projeto Cine Tela Brasil - o cinema veio até você proporcionou uma experiência única para nossos alunos.
Cine Tela Brasil é a primeira sala de cinema do país que anda por diferentes lugares. Tudo começou em uma Saveiro equipada com projetor 16mm, em uma pequena tela, um gerador de pouca potência e 12 curtas-metragens. O Cine Mambembe foi criado em 1996, pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, com o objetivo de levar cinema para quem não tinha acesso às salas de exibição tradicionais. Vai de periferia em periferia, de cidade em cidade, levando cinema de graça para a população. Segundo o IBGE, 92% dos municípios brasileiros não tem nenhuma sala de cinema e nas cidades em que há cinema, o preço dos ingressos impede que a maior parte da população possa frequentá-lo. Nas sessões do Cine Tela Brasil, grande parte do público vê o cinema pela primeira vez.




Um comentário:

  1. Eu adoroo! Gosto de ver as reações de surpresa no rosto de cada um. Sempre gostei de passeios e realmente acho muito importante para os nossos alunos, ainda mais os da E.M. Floriano Peixoto, eles se comportam muito bem e conseguem aproveitar as propostas.

    ResponderExcluir