quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Tem Saci, tem Curupira, tem Iara e tem Aranha... Esse é o Folclore Brasileiro

    

No dia 22 do mês de agosto comemora-se o Folclore. Você sabe o que é Folclore? É o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Esse conjunto, normalmente, é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes.
O Folclore assume grande importância na história de cada uma das nossas crianças, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer as antigas culturas e resgatar outras para os dias de hoje.  Dentre as características do Folclore, o anonimato é uma das principais porque seus componentes folclóricos são de autoria desconhecida, favorecendo a aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio. 
A transmissão oral só reforça essa aceitação coletiva do conjunto do Folclore, pois que por meio da mesma as crianças conseguem se identificar e perceberem sua importância nesse processo. 

A palavra Folclore é de origem inglesa. O termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.

Os alunos da Educação Infantil da Escola Floriano colocaram a mão na massa e usando garrafa pet com muita criatividade e diversão fizeram uma aranha e aprenderam e cantaram a música. As crianças participaram ativamente do processo de criação e gostaram, principalmente, do movimento de andar da aranha na mesa.


Música
DONA ARANHA SUBIU PELA PAREDE
VEIO A CHUVA FORTE E A DERRUBOU
A CHUVA FOI EMBORA
E O SOL JÁ VAI SURGINDO
E A DONA ARANHA
NOVAMENTE VAI SUBINDO




Com um projeto envolvendo as professoras Ana Paula de Sala de Leitura e Tatiana de Artes Visuais, todas as crianças das turmas de Educação Infantil tiveram suas memórias resgatadas e perpetuadas através de uma brincadeira coletiva. Por isso, para manter vivo nosso Folclore é importante a realização de atividades que permitam esse resgate de brincadeiras, músicas, histórias, festas e costumes pelos nossos alunos.




O Folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem às festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Na Roda de Leitura a turma EI 11, da professora Leda, aprendeu sobre o Folclore com a Lenda do Uirapuru do livro FOLCLORE E LENDAS - BRINCANDO COM DOBRADURASEm seguida, os alunos foram até a sala dos computadores  para observar a imagem real do pássaro Uirapuru. Retornando à sala de aula fizeram a dobradura e coloriram de acordo com a observação já feita. No momento seguinte, realizaram a reescrita coletiva e o registro no blocão da sala. Felizes com as atividades e com todo o aprendizado, as crianças colocaram seus pássaros na folha e completaram a cena.

Lenda do Uirapuru - T. EI 11 - Prof. Leda


As turmas do 4º ano, da professora Dalila, trabalharam com o tema Folclore Brasileiro, em comemoração ao dia do Folclore, assistindo aos desenhos animados da Multirio, da Coleção "Juro Que Vi". O Projetor deu um ar de cinema à sala de aula e a garotada curtiu os filmes "O Curupira" e "Saci". Depois foram pesquisar mais sobre o tema, produzindo cartazes que foram expostos no corredor da escola.

"Quem me contou esta história garante que é verdade. E diz! - Juro que vi!"

Trabalhos do 4º ano - Prof. Dalila

As turmas do 2º ano, das professoras Sebastiana, Priscila e Alice, trabalharam em sala de aula o livro "Receita para pegar Saci" de Anna Claudia Ramos e Gabriel Campêlo. Depois da contação da história a garotada foi à luta e cada um foi "caçar" seu próprio Saci: pintando, recortando e prendendo seu Saci na garrafa. A curtição foi tão grande que ninguém quis parar no Saci, e foram atrás da Iara, do Curupira, das Parlendas e das Cantigas de Roda.


Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido às coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.






2 comentários:

  1. Lindos os trabalhos!!! Foi um mês bem interessante, cheio de trabalhos criativos e divertidos para as crianças da E.M. Floriano Peixoto.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito até tirei print para minha filha que vai ter o folclore na escola dela 😘

    ResponderExcluir