sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A Ciência dos Insetos invade a Floriano Peixoto.

A bióloga Edna, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trouxe os insetos para que os alunos da Escola Floriano Peixoto descobrissem muitas informações sobre esse grupo de animais que é o mais numeroso sobre a terra.
Os insetos são animais essencialmente terrestres e ocupam todos os nichos na superfície da terra, mas também invadiram os ambientes aquáticos.



Com uma dinâmica que dividiu o assunto em três atividades diferentes para todas as turmas, todos puderam aproveitar a visita de forma bem detalhada e participativa.

A primeira etapa era assistir a um vídeo sobre os insetos que mostrava de forma didática suas principais características e sua importância para a vida humana.


Os insetos distinguem-se por apresentarem três pares de pernas e, usualmente dois pares de asas ligadas a região média ou torácica do corpo. Além disso, a cabeça possui um par de antenas e um par de olhos compostos. Os insetos possuem um exoesqueleto que no caso específico destes animais é composto de quitina. O corpo do inseto é dividido em três regiões: a cabeça, o tórax, onde localizam-se os três pares de patas e os dois pares de asas, e o abdômen, que não possui segmentos articulados. As asas são uma característica marcante dos insetos, embora existam alguns grupos que não há possuam.
A segunda etapa consistia em observar as caixas com diferentes grupos de insetos em exposição, em ouvir as explicações feitas pela bióloga e em responder suas perguntas.



A terceira etapa era para que os alunos demonstrassem o conhecimento adquirido através de jogos simples como um jogo de memória e um jogo de advinha. Essa parte da atividade foi muito divertida e concentrou a atenção das crianças que ficavam aguardando sua vez para demonstrarem os conhecimentos adquiridos durante as etapas da atividade.



Esse tipo de estratégia de ensino como procedimento ou recurso de aprendizagem utilizado pelo agente educador promove a aprendizagem de forma significativa. Por sua vez, a aproximação do leitor com instrumentos diferenciados numa mesma ação faz com que o agente da aprendizagem possa decidir quando e por que aplicar o conhecimento e constituem estratégias de aprendizagem que o aluno possui e emprega para aprender, recordar e usar a informação. Teoria da aprendizagem significativa.



Ao final dessas etapas as turmas do 1º ano ainda tiveram uma oficina em que aprenderam a fazer uma borboleta do material de garrafa pet e transformaram seus conhecimentos em arte.
Um dia bem especial em que aprendizagem vai ser muito significativa para os nossos alunos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário