segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Brasiliana 2013

A Escola Floriano Peixoto foi convidada pela 1ª CRE a participar da Exposição Filatélica Mundial – Brasiliana 2013 - que aconteceu no período de 19 a 25 de novembro no Píer Mauá, armazéns 2, 3 e 4.
Essa Exposição chancelada pela Federação Internacional de Filatelia, que é o estudo e o ato de colecionar selos postais; é o principal evento do calendário filatélico do ano nas Américas.
Este evento constitui-se numa série de exposições de selos mundiais, além da comemoração de dois importantes acontecimentos em nosso país: os 350 anos dos Correios no Brasil e dos 17 anos do lançamento dos selos “Olho de Boi”, primeiro selo brasileiro.


O primeiro selo do mundo – Penny Black – foi lançado na Inglaterra no ano de 1840.
O Brasil emitiu no dia 1º de agosto de 1843, em conjunto, todos de cor preta e sem picotagem, os três primeiros selos postais brasileiros. Esta famosa série, composta por 3 valores, ficou conhecida pelo nome de “Olho de Boi”. Assim, o Brasil passou a ser o primeiro país das Américas e o segundo país do mundo a adotar o selo postal adesivo.

Selos Olho de Boi

Um grupo de alunos do 2º ao 5º anos foi acompanhado pelas Professoras Solange Comerlato, coordenadora pedagógica, e professora Ana Paula Serra, da Sala de Leitura. No local, além da visita orientada à exposição, outras atividades foram apreciadas: uma peça de teatro encenada pelo grupo Encena Rio dos Correios que contava a história do selo, sua trajetória pelo mundo e o caminho de uma carta e a importância do preenchimento do envelope de forma correta.




Após o teatro, participamos de uma Oficina Filatélica, onde cada uma das crianças foi orientada a compor “Minha Primeira Coleção” de selos, com aspectos como organização, cuidado, beleza e assunto em destaque.


Nossa aluna Beatriz do Espírito Santo Lima, da turma 1.501, teve sua coleção escolhida pelos orientadores da oficina como Coleção Destaque e foi convidada a retornar no dia 23 de novembro para receber um prêmio.


Ainda participamos do Projeto Lê pra Mim? uma iniciativa dos Correios que teve início em 2010, que consiste em convidar um artista para ler um livro infantil/infantojuvenil para crianças.
As crianças ficam em almofadas em formato de livros gigantes e uma intérprete de LIBRAS – Linguagem Brasileira de sinais – faz a leitura simultânea para as pessoas com necessidades especiais auditivas, presentes ou não. Ao final da leitura de cada encontro, as crianças são presenteadas com um livro infantil, tornando-se assim, multiplicadores da proposta do projeto.


Nosso grupo de alunos teve o privilégio de ouvir a história “A vida íntima de Laura” de Clarice Lispector lida pela atriz Beth Goulart e a história “Pretinho, o sapato medroso” de Márcia Correa lida por MC Sapão, que ao final da leitura ainda cantou vários sucessos musicais interagindo com as crianças e dominando a cena.


Na saída, os alunos receberam um kit dos organizadores do evento, num gesto muito simpático que deixou todos extremamente felizes.



A Escola Floriano Peixoto teve um grande prazer em conhecer o mundo encantado da Filatelia.


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Aprendendo sobre os Vulcões

Os alunos da Escola Floriano Peixoto tiveram uma atividade muito interessante sobre vulcões. Uma iniciativa do SESC Tijuca que proporcionou, através da atividade, muito conhecimento científico e ampliação da capacidade de compreensão dos fenômenos da natureza.


Atividades com experimentos práticos proporcionam uma aprendizagem significativa, oportunizando a construção do conhecimento científico muito mais real para os alunos. Além de oferecer ao educando a oportunidade de reflexão e ação, dando a ele embasamento para o seu próprio amadurecimento cognitivo.


Quando um vulcão entra em erupção ou atividade pode provocar terremotos, causando muitos desastres; além de lançar no ar grandes quantidades de materiais magmáticos, uma ameaça real para os aviões e populações ao redor.


Um vídeo sobre a erupção dos vulcões e uma simulação de um vulcão em erupção, através de uma maquete, foram o assunto da vez que encantaram as crianças ao mesmo tempo que provocaram diferentes reações. Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre, interferindo no clima, causando erosão e colocando em perigo a vida no planeta.


Objetivos como: relacionar conhecimento científico com fenômenos da natureza, despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, possibilitar a aprendizagem por observação e investigação, trazer os diferentes fenômenos naturais para o cotidiano do aluno, obter informações de forma experimental e, finalmente, melhorar a compreensão e atuação no mundo em que vivemos para sermos capazes de agir com responsabilidade e preservar a vida e a natureza.


A simulação da erupção do Vulcão foi o ponto alto da atividade, atraindo a atenção e a curiosidade dos alunos.


Assista ao vídeo da simulação da erupção do Vulcão.



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Projeto Ciência Hoje estimulando novos cientistas


As turmas do 4º e 5º anos da Escola Floriano Peixoto participaram do Projeto Ciência Hoje de Apoio à Educação das Crianças que foi desenvolvido ao longo do ano letivo. Muitos conhecimentos, experimentos e atitudes científicas foram adquiridos durante o processo de aprendizagem, tendo a Revista CHC (Revista Ciência Hoje das Crianças) como material básico. A Revista Ciência Hoje das Crianças é feita pelo Instituto Ciência Hoje e um dos seus principais objetivos é despertar a curiosidade de crianças. Ela quer mostrar que a ciência pode ser divertida e, também, que está presente na vida de todos nós.
A CHC é a primeira revista brasileira sobre ciência para crianças. Folheando a revista, a criança percebe como seus artigos demonstram tanto conhecimento...  Quer saber como eles são tão sabidos?? Os cientistas é que contam tudo para eles - mas não espalha!


Assim nossa escola participou da Mostra Regional do Projeto Ciência Hoje da E/SUBE/1ªCRE no Clube do Servidor Municipal, onde apresentou um trabalho sobre DNA. Trabalhos foram feitos na sala de aula, pesquisas sobre o assunto e registros da aprendizagem, além do jogo NA TRILHA DO DNA que foi confeccionado e desenvolvido pelos alunos para apresentação.



Nossos alunos aprenderam tanto de uma forma tão fácil e divertida que pareciam verdadeiros cientistas. A qualidade de tudo que a CHC publica é considerada tão boa que muitas escolas públicas do Brasil recebem seus exemplares nas bibliotecas das escolas. Isso quer dizer que, além de informar e divertir, a revista é fonte de pesquisa para milhares de estudantes e professores.



Nosso trabalho fez sucesso! E foi escolhido para representar a 1ª CRE na Mostra Municipal do Projeto Ciência Hoje de Apoio Educação. Esse encontro aconteceu no G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel, juntamente com as escolas escolhidas de todas as CREs.
A montagem e apresentação do trabalho selecionado deveria privilegiar as quatro grandes "Estações" do Circuito de Oficinas: 1ª Textos Científicos, 2ª Jogos para Educação Científica, 3ª Experimentos Científicos e 4ª Divulgação Científica.



A utilização do Jogo NA TRILHA DO DNA teve como foco uma atividade como instrumento pedagógico, estimulando o pensamento científico e o desenvolvimento de habilidades como coordenação, rapidez e concentração. A investigação sobre o tema permitiu a discussão e a interpretação dos dados o que orientou a construção do saber através do conhecimento científico.


No próximo ano teremos a oportunidade de novas experiências e, com certeza, faremos muitas descobertas. Até lá!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Hoje tem palhaçada? Tem sim, senhor! É a Floriano no Circo!


No dia 31 de outubro, a Escola Floriano Peixoto, foi convidada a assistir o espetáculo do  UNICIRCO Marcos Frota, com o Projeto “UNICIRCO Arte, educação & Comunidade”, que tem como principal objetivo a democratização da cultura e a valorização das artes circenses brasileiras.  O circo fica localizado na Quinta da Boa Vista.

Foi um dia muito especial para a comunidade escolar, onde alunos, pais e professores puderam interagir, na escola, no caminhar até o Circo pelas ruas de São Cristovão, e depois, no espetáculo. As turmas enfileiradas tomaram as calçadas do bairro, chamando atenção das pessoas, tanto pela alegria, quanto pela organização.



Unicirco Rock Show é um musical circense com trilha sonora original executada ao vivo pela banda Fleeting Circus, envolvendo um elenco de 60 artistas, entre acrobatas, bailarinos, trapezistas, malabaristas, equilibristas, palhaços e músicos.


O enredo conta a história de Payá, um príncipe guerreiro da tribo dos Caapuã, que vivia em meio à Mata Atlântica, no coração do Brasil, em harmonia com seu habitat, tendo como ancestral o espírito do macaco Muriqui, o primata da paz, da afetuosidade e do amor. Através do encanto e da alegria, o espetáculo propõe uma reflexão sobre o Homem e sua relação com a natureza.



 Foi um dia de muita alegria e cultura para todos os alunos da Floriano e vários pais que acompanharam seus filhos.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Halloween! Uma aula de Inglês muito divertida.

Trick or treat? It’s Halloween! (Doçuras ou Travessuras? É Halloween)


A Escola Municipal Floriano Peixoto não poderia ficar fora desta festividade celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos, uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana. E a aula de Inglês foi o momento para isso.



Foram trabalhadas atividades lúdicas em todas as séries relacionadas à data e uma grande festa de Halloween realizada com a turma 1502. As bruxas estavam soltas... Não só as bruxas... 


Foi um grande sucesso, com direito a decoração, músicas americanas e vídeo clips, como o grande sucesso Thriller do Michael Jackson. A atividade contou com a participação da Professora da turma Alice, a Professora de Artes Plásticas Tatiana e eu, Professora de Inglês: Sabrina. 


Que venha o próximo Halloween!