segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Brasiliana 2013

A Escola Floriano Peixoto foi convidada pela 1ª CRE a participar da Exposição Filatélica Mundial – Brasiliana 2013 - que aconteceu no período de 19 a 25 de novembro no Píer Mauá, armazéns 2, 3 e 4.
Essa Exposição chancelada pela Federação Internacional de Filatelia, que é o estudo e o ato de colecionar selos postais; é o principal evento do calendário filatélico do ano nas Américas.
Este evento constitui-se numa série de exposições de selos mundiais, além da comemoração de dois importantes acontecimentos em nosso país: os 350 anos dos Correios no Brasil e dos 17 anos do lançamento dos selos “Olho de Boi”, primeiro selo brasileiro.


O primeiro selo do mundo – Penny Black – foi lançado na Inglaterra no ano de 1840.
O Brasil emitiu no dia 1º de agosto de 1843, em conjunto, todos de cor preta e sem picotagem, os três primeiros selos postais brasileiros. Esta famosa série, composta por 3 valores, ficou conhecida pelo nome de “Olho de Boi”. Assim, o Brasil passou a ser o primeiro país das Américas e o segundo país do mundo a adotar o selo postal adesivo.

Selos Olho de Boi

Um grupo de alunos do 2º ao 5º anos foi acompanhado pelas Professoras Solange Comerlato, coordenadora pedagógica, e professora Ana Paula Serra, da Sala de Leitura. No local, além da visita orientada à exposição, outras atividades foram apreciadas: uma peça de teatro encenada pelo grupo Encena Rio dos Correios que contava a história do selo, sua trajetória pelo mundo e o caminho de uma carta e a importância do preenchimento do envelope de forma correta.




Após o teatro, participamos de uma Oficina Filatélica, onde cada uma das crianças foi orientada a compor “Minha Primeira Coleção” de selos, com aspectos como organização, cuidado, beleza e assunto em destaque.


Nossa aluna Beatriz do Espírito Santo Lima, da turma 1.501, teve sua coleção escolhida pelos orientadores da oficina como Coleção Destaque e foi convidada a retornar no dia 23 de novembro para receber um prêmio.


Ainda participamos do Projeto Lê pra Mim? uma iniciativa dos Correios que teve início em 2010, que consiste em convidar um artista para ler um livro infantil/infantojuvenil para crianças.
As crianças ficam em almofadas em formato de livros gigantes e uma intérprete de LIBRAS – Linguagem Brasileira de sinais – faz a leitura simultânea para as pessoas com necessidades especiais auditivas, presentes ou não. Ao final da leitura de cada encontro, as crianças são presenteadas com um livro infantil, tornando-se assim, multiplicadores da proposta do projeto.


Nosso grupo de alunos teve o privilégio de ouvir a história “A vida íntima de Laura” de Clarice Lispector lida pela atriz Beth Goulart e a história “Pretinho, o sapato medroso” de Márcia Correa lida por MC Sapão, que ao final da leitura ainda cantou vários sucessos musicais interagindo com as crianças e dominando a cena.


Na saída, os alunos receberam um kit dos organizadores do evento, num gesto muito simpático que deixou todos extremamente felizes.



A Escola Floriano Peixoto teve um grande prazer em conhecer o mundo encantado da Filatelia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário