quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Projeto Ciência Hoje estimulando novos cientistas


As turmas do 4º e 5º anos da Escola Floriano Peixoto participaram do Projeto Ciência Hoje de Apoio à Educação das Crianças que foi desenvolvido ao longo do ano letivo. Muitos conhecimentos, experimentos e atitudes científicas foram adquiridos durante o processo de aprendizagem, tendo a Revista CHC (Revista Ciência Hoje das Crianças) como material básico. A Revista Ciência Hoje das Crianças é feita pelo Instituto Ciência Hoje e um dos seus principais objetivos é despertar a curiosidade de crianças. Ela quer mostrar que a ciência pode ser divertida e, também, que está presente na vida de todos nós.
A CHC é a primeira revista brasileira sobre ciência para crianças. Folheando a revista, a criança percebe como seus artigos demonstram tanto conhecimento...  Quer saber como eles são tão sabidos?? Os cientistas é que contam tudo para eles - mas não espalha!


Assim nossa escola participou da Mostra Regional do Projeto Ciência Hoje da E/SUBE/1ªCRE no Clube do Servidor Municipal, onde apresentou um trabalho sobre DNA. Trabalhos foram feitos na sala de aula, pesquisas sobre o assunto e registros da aprendizagem, além do jogo NA TRILHA DO DNA que foi confeccionado e desenvolvido pelos alunos para apresentação.



Nossos alunos aprenderam tanto de uma forma tão fácil e divertida que pareciam verdadeiros cientistas. A qualidade de tudo que a CHC publica é considerada tão boa que muitas escolas públicas do Brasil recebem seus exemplares nas bibliotecas das escolas. Isso quer dizer que, além de informar e divertir, a revista é fonte de pesquisa para milhares de estudantes e professores.



Nosso trabalho fez sucesso! E foi escolhido para representar a 1ª CRE na Mostra Municipal do Projeto Ciência Hoje de Apoio Educação. Esse encontro aconteceu no G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel, juntamente com as escolas escolhidas de todas as CREs.
A montagem e apresentação do trabalho selecionado deveria privilegiar as quatro grandes "Estações" do Circuito de Oficinas: 1ª Textos Científicos, 2ª Jogos para Educação Científica, 3ª Experimentos Científicos e 4ª Divulgação Científica.



A utilização do Jogo NA TRILHA DO DNA teve como foco uma atividade como instrumento pedagógico, estimulando o pensamento científico e o desenvolvimento de habilidades como coordenação, rapidez e concentração. A investigação sobre o tema permitiu a discussão e a interpretação dos dados o que orientou a construção do saber através do conhecimento científico.


No próximo ano teremos a oportunidade de novas experiências e, com certeza, faremos muitas descobertas. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário