quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Aprendendo sobre os Vulcões

Os alunos da Escola Floriano Peixoto tiveram uma atividade muito interessante sobre vulcões. Uma iniciativa do SESC Tijuca que proporcionou, através da atividade, muito conhecimento científico e ampliação da capacidade de compreensão dos fenômenos da natureza.


Atividades com experimentos práticos proporcionam uma aprendizagem significativa, oportunizando a construção do conhecimento científico muito mais real para os alunos. Além de oferecer ao educando a oportunidade de reflexão e ação, dando a ele embasamento para o seu próprio amadurecimento cognitivo.


Quando um vulcão entra em erupção ou atividade pode provocar terremotos, causando muitos desastres; além de lançar no ar grandes quantidades de materiais magmáticos, uma ameaça real para os aviões e populações ao redor.


Um vídeo sobre a erupção dos vulcões e uma simulação de um vulcão em erupção, através de uma maquete, foram o assunto da vez que encantaram as crianças ao mesmo tempo que provocaram diferentes reações. Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre, interferindo no clima, causando erosão e colocando em perigo a vida no planeta.


Objetivos como: relacionar conhecimento científico com fenômenos da natureza, despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, possibilitar a aprendizagem por observação e investigação, trazer os diferentes fenômenos naturais para o cotidiano do aluno, obter informações de forma experimental e, finalmente, melhorar a compreensão e atuação no mundo em que vivemos para sermos capazes de agir com responsabilidade e preservar a vida e a natureza.


A simulação da erupção do Vulcão foi o ponto alto da atividade, atraindo a atenção e a curiosidade dos alunos.


Assista ao vídeo da simulação da erupção do Vulcão.



Um comentário:

  1. Parabéns a Edna e a toda equipe! Um belíssimo trabalho!
    Margarete Macedo (UFRJ)

    ResponderExcluir